segunda-feira, 12 de abril de 2010

O erro no Ensino da Matemática


O "medo" de errar é um dos maiores vilões da Educação Matemática, por ser uma ciência conhecida por todos como exata, o erro pode ser sinal de fracasso e queda de nota. Cabe aqui ressaltar a importância do erro no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, pois como já dizia o ditado: "é errando que se aprende". E como já diz o ilustre Saturnino de la Torre em sua obra Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança, 2007, na página 28:

É necessário criar uma nova epistemologia do erro, buscando sua racionalidade e sua irracionalidade. Se algumas descobertas têm origem em certos erros, isso se deve a atitude humana de indagar e refletir sobre as falhas cometidas. Desse modo, a atitude criativa permite transformar o fracasso em acerto. Enquanto a pedagogia do êxito atende basicamente aos resultados, a didática do erro leva implícita a reflexão e a revisão de tarefas, tanto do professor quanto do aluno.

Então fica aqui uma dica para todos os educadores de Matemática, para tentar mudar essa visão negativa do erro, trabalhando de forma para que o mesmo se transforme em construção de novos conhecimentos!

2 comentários: